segunda-feira, 15 de outubro de 2012

COMO FAZER ORATÓRIO COM CAIXA DE LEITE




Esse passo a passo é bem simples, o pulo do gato é na hora de enfeitar a caixinha. Use toda sua imaginação e você vai se surpreender com o resultado! É meio complicado para explicar, mas acompanhando as fotos dá para fazer direitinho.






Depois de lavar e secar a caixa de leite, marque com uma caneta um risco de 2 cm na parte de baixo da frente da caixinha. Nesse mesmo lado, marque o meio, fazendo uma reta com a caneta,  mas somente até os 2 cm que você marcou na parte de baixo. Com a tesoura ou estilete, corte essa parte seguindo a reta que você marcou até a faixa de 2 cm. Corte também a parte inferior acompanhando a reta dos 2 cm.





Agora, a partir da parte superior, meça 6  cm e marque com a caneta, nos 4 lados da caixinha. Esse será o marco divisor, você vai cortar os cantos da caixa até esse ponto que marca os 6 cm.




Una com fita crepe as partes que formarão o teto do oratório. Deite a caixinha e marque o formato do teto na parte traseira com a caneta. Corte e cole com a fita crepe.





Faça o mesmo do outro lado, nas portas da casinha. Corte a sobra. Eu cortei 1 ou 2 mm a mais de todo o lado das portas pois na hora de encapar ou cobrir com papel as portas ficaram mais largas.   




Sabe aquele meio de dentro da caixa de leite que é mais elevado? Para cobri-lo, corte um pedaço de papelão, usando o fundo da caixa como molde e prenda-o dentro da caixa. Assim ficará tudo no mesmo nível. Faça o mesmo com o fundo da caixa de leite onde estão as dobras para a caixa não ficar bamba. 






Se você optar por não cobrir com pano, cubra toda a parte de fora da caixa com papel jornal picado, cola e pincel. Isso é necessário para cobrir as imperfeições da caixa e da fita crepe. Eu optei por cobrir com filtro de café, ficou bem durinho e firme. Usei cola branca misturada com 30% de água.




Forrei a parte de dentro da caixa com papel de seda amassado, mas você pode usar pano colorido ou até pintar. Se você for pintar não se esqueça de aplicar primer antes de cobrir com a tinta, pois a parte de dentro da caixa de leite é laminada e a tinta PVA/ acrílica não pega direito.





Agora é a parte de usar sua imaginação. Eu colei rosinhas de feltro para enfeitar a caixa pois não gosto de flores de plástico. Se você não sabe fazer rosa de feltro, não se preocupe, é bem fácil! Marque um círculo no feltro, o tamanho dependerá do tamanho que você quer para sua rosinha. Dentro do círculo risque uma espiral e depois corte com a tesoura acompanhando a espiral. Agora é só enrolar e você terá sua rosinha. Para acompanhá-la você pode cortar folhas pequenas. Cole tudo com cola quente.




Rendas, sianinhas, fitas, flores, lantejoulas, chattons, guardanapo para decoupage e dimensional para fazer detalhes acompanham bem o oratório. Depois você pode ampliar seu material, eu usei até caixa de sapato e caixinha de creme de leite, usando o mesmo método. 





Você pode optar por não colocar portas e deixar apenas uma beirada no oratório, a sua imaginação é quem vai mandar!





4 comentários:

  1. idéia ótima! fiz e deu certo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! adorei suas dicas, meu filho precisa fazer um oratório para aula de arte as suas sugestões vão ajudar muito.Valeu!

    ResponderExcluir