domingo, 15 de julho de 2012

Animais com garrafa PET



Férias é uma época boa para fazer atividades com as crianças e aproveitando o tema reciclagem dá para reutilizar as garrafas vazias de PET. Na internet tem um monte de animais feitos a partir da garrafa PET: aqui mostramos uma coruja, um peixe e um pinguim, todos fáceis de fazer e que podem garantir uma tarde divertida com as crianças. Você vai precisar de garrafas de coca cola e/ ou guaraná, tesoura, tinta acrílica ou PVA (a acrílica é melhor para esse tipo de trabalho), pincéis, caneta marcadora, um pouco de lã, cola branca, cola quente, fita crepe e lantejoula.






Para fazer o pinguim pegue duas garrafas de coca cola e corte o fundo, como na foto.








Se você quiser o pinguim menor , corte um pouco mais da borda. Depois encaixe as duas peças, uma por dentro da outra.






Nesse ponto, se você quiser pode cobrir a peça com papel de seda rasgado e cola, fazendo uma papietagem. Eu não fiz porque as crianças tem pressa e queriam pintar logo. Marque o desenho na peça para guiar sua pintura. Se você fez a papietagem, espere secar totalmente a cola.






Se você quiser uma peça bem acabada passe um primer para PET antes de começar a pintura. Comece a pintar e vá colocando os detalhes do pinguim. Quando a peça estiver seca, cubra-a com verniz para dar brilho e resistência à peça.






Por último, cole o pompom feito com os pedaços de lã no topo do gorro do pinguim com a cola quente. Para fazer o pompom é só enrolar a lã em dois dedos de sua mão várias vezes, depois amarre o meio da lã e corte as pontas.






Peguei o molde da coruja no blog http://craftberrybush.blogspot.com.br. 
 Lá também tem o pinguim. Para fazer a coruja você vai precisar só de uma garrafa PET. Corte como na foto.






Encaixe as duas peças que sobraram. Eu não consegui fazer com que elas ficassem bem encaixadas e por isso prendi com fita crepe. Da mesma forma que o pinguim, você pode usar papietagem ou primer para PET antes de começar a pintura.








Espere secar e marque o desenho na peça. Comece a pintar usando a imaginação.






No fim, passe o verniz para dar acabamento e brilho à coruja.











Para fazer o peixe utilize uma garrafa de refrigerante do tipo lisa. Corte o gargalo bem rente e depois o fundo.








Marque o desenho na garrafa da barbatana e do rabo para guiar o corte.








Eu grampeei o rabo do peixe, mas você pode juntar tudo com fita crepe e depois cobrir com papietagem. Pinte o peixe usando bastante cores e depois cubra as escamas com lantejoula, glitter e/ou dimensional. Essa parte as crianças adoram!



Um comentário: