sexta-feira, 25 de maio de 2012

Borboleta de Garrafa PET



Essa borboleta é bem fácil de fazer e fica muito bonita. Eu fiz uma corrente de borboletas, mas dá para fazer móbiles ou imãs de geladeira (nesse caso, é só colar um imã atrás da borboleta). O material é quase o mesmo das mandalas: verniz vitral, pincel de ponta fina, aguarraz para limpar o pincel, tinta relevo ou dimensional, tesoura, garrafa PET, caneta permanente, dessas de marcar CD/DVD, lantejoulas/paetês, e, é claro, o molde de sua borboleta. Há vários na internet, escolha seu modelo favorito, do tamanho que você preferir. No início, é melhor trabalhar com moldes de tamanho médio, não muito pequeno, até você adquirir experiência com o trabalho.




Corte o topo e o fundo da garrafa PET. Descarte-os. As garrafas mais lisas (tipo Dolly) são as melhores para trabalhar.




Depois de imprimir o molde no tamanho que você desejar, posicione-o sob o corpo da garrafa PET e copie o molde com a caneta permanente. Não precisa copiar os detalhes, só o contorno.




Corte o contorno do desenho. É melhor usar uma tesoura média, pois o material plástico é bem duro. Próximo ao corpinho da borboleta, dobre a asa para fora, para dar a curvatura da asa.






Depois, posicione a borboleta sobre o molde e copie os detalhes com a tinta relevo. Não aperte muito o tubinho, para que o traço fique delicado.




Deixe secar e comece a pintar com o verniz vitral nas cores que você escolheu. Pinte uma asa primeiro, deixe secar e depois pinte a outra asa. Não use muito verniz vitral pois o excesso de tinta escorre pela asa devido à sua curvatura.





Quando a tinta tiver secado, você pode adicionar detalhes e brilhos à sua borboleta com o dimensional, lantejoulas e paetês. Essa etapa é opcional.




Se você fizer um cordão de borboletas, fure a extremidade de cima e de baixo do corpinho da borboleta com um prego aquecido numa vela (um prego fino para não fazer um furo muito grande ou um arame fino). Passe o fio de nylon nos furos e escolha um biju bonito para combinar com a borboleta.




Elas ficam bem bonitas penduradas próximas à janelas ou vidraças. Quando bate vento, parece que estão voando!

17 comentários:

  1. Querida Sofia, adorei o seu trabalho! Fiz um passeio por todas as suas postagens e me encantei com cada uma delas. Você é muito criativa e esta de parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico muito feliz que este trabalho agrade aos visitantes! Continuarei me esforçando para trazer cada vez mais trabalhos interessantes e bonitos! Beijos!

      Excluir
    2. Bom dia Sofia
      Elas são lindas Conseguias arranjar uma para mim, para hoje.
      diz me alguma coisa pf.

      Excluir
    3. concordo com a amiga ai acima teus trabalhos são muito bons, parabéns adorei estas borboletas

      Excluir
    4. Desculpem a demora para responder estive fora todo esse tempo. Se quiserem adquirir alguma me passem o e-mail que é mais fácil conversar por e-mail para tentarmos combinar de algum modo. Agradeço o carinho de vocês!

      Excluir
  2. lindas parabéns sofia faz mais coisa sem ser borboleta ta querida bjsss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar fazer algumas fadinhas, quem sabe? Rsrsrsr...

      Excluir
  3. amei mesmo, faz dias que procuro, mas esses me indetifiquei.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Seu blog além de lindo é inspirador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico sempre muito feliz de saber que apreciam meu trabalho!

      Excluir
  5. Olá Sofia, fiquei apaixonada por seu trabalho. As borboletas são lindíssimas! Não tenho a menor habilidade manual, é pena! Você aceita encomendas? Adriana (aqibanez@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Que trabalho espetacular! Parabéns pela arte e pela generosidade em compartilhar. Abs

    ResponderExcluir